quarta-feira, 22 de agosto de 2007

some freedom huh?

Se existem coisas que nunca ninguém me vai conseguir explicar, esta é definitivamente uma delas: Fidel Castro. Amado por uns ou pseudo amado, eis a questão. Odiado por outros, venham as razões não óbvias!
Numa das minhas passagens diárias pelo El Pais (sítio interactivo de culto onde me deleito com o mundo hispânico "pronto a comer") deparei-me com uma notícia que, não me chocando por não ser novidade, captou a minha atenção, o que não é difícil desde que ponha jornalistas e liberdade de expressão à mistura...mas recapitulando, captou a minha atenção para um tipo de mesquinhice que teimo em achar impossível de suceder nos dias que correm. Alberto Santiago du Bouchet Hernández um jornalista independente da agência cubana Habana Press foi condenado a dois anos de prisão por apropriação indevida de um lenço autografado pelo líder cubano(!!).
[Tal como cita o El Pais, a sentença, revelada no passado dia 15 de Agosto, obriga não só Alberto Hernández a dois anos sem liberdade, mas também a dois anos de trabalho num presídio e outros dois anos sobre controlo judicial. Este jornalista irá cumprir um total de seis anos de pena por ter, supostamente, roubado um lenço autografado e dedicado por Fidel a María Encarnación González Guerra que, no final dos anos 50, foi um membro activo da organização política Movimiento 26 de Julho que deu origem à Revolução Cubana. O jornalista alega que o lenço lhe foi oferecido pela proprietária do mesmo, contudo e segundo afirmações da RSF (La organización Reporteros sin Fronteras), por pressão da polícia política esta irá testemunhar contra Alberto Hernández.
Segundo fontes do El Pais, o jornalista em questão já havia sido preso por "desobediência cívil", durante um ano, em 2005 e estava em liberdade desde 2006. Ora se ele foi condenado a dois anos por ter, supostamente, roubado um lenço o que é que terá feito para ter sido preso em 2005? Ou melhor o que é que será considerado como desobediência cívil? Aah esperem liberdade de expressão!! Provavelmente disse o que pensava, está explicado...realmente não se faz, dizer o que vai na alma e no pensamento, ter orientações políticas diferentes das impostas?? realmente...onde é que os cubanos têm a cabeça? lol pergunta parva, duas palavras Marie Antoinette.]
Cuba é um hino à liberdade e Fidel Castro a pomba branca, que o digam os pugilistas retirados para sempre das competições olímpicas por terem desertado quando se encontravam no Brasil a representar o país nos Jogos Pan-Americanos. Desertaram porque vivem bem em Cuba, são é uns ingratos!
Numa ideologia em que a liberdade de expressão é algo secundário, seria necessária uma revisão de princípios, tarefa dificultada pelos maus representantes do comunismo. Infelizmente, quase toda a merda mundial alega ter ideologias comunistas (tirando o Bush que não sabe nem que é uma merda, nem o que são ideologias e muito menos o que é de facto o comunismo, para ele são bruxas - tradução: gambozinos).
...
Notas: todos os elementos a bold (negrito soa-me a racista) são para chamar ainda mais à atenção, isto caso não tenham percebido a gravidade da questão(!!?!!?!!).
O texto entre parêntesis rectos "[ ]" é de leitura opcional (como se o resto fosse obrigatório...). Para pessoas com alguma paciência, portanto.
...

Nenhum comentário: